Manutenção: Cuidados diários com os tratores

O trator como todo veículo de combustão interna requer manutenções especificas para que possa funcionar de forma sempre eficiente, vejamos então algumas delas...

Muitas pessoas que operam tratores acham que saber utilizar as alavancas de marcha e movimentar o volante são suficientes para ser um bom profissional com essas máquinas, mas o trabalho vai além disso, conhecer os procedimentos de manutenção é muito importante para a eficiência da atividade, por isso separei os primeiros considerados essenciais para a preservação da máquina e que devem ser realizadas antes de ligar a mesma pela primeira vez em um dia de trabalho.

Manutenção diária ou a cada oito horas

1. Verificação do nível de óleo motor

Motores de combustão interna precisam que os seus principais componentes internos estejam constantemente lubrificados na quantidade certa para evitar desgastes das suas peças metálicas, por isso fazer a verificação diária do nível e da qualidade através da vareta localizada na lateral direita ou esquerda (dependendo do modelo e marca do trator) é importante, e caso a quantidade esteja abaixo do recomendado deve-se completar com a mesma especificação e marca contida no reservatório.

2. Verificação do nível da água


A geração de força para movimentar o trator produz uma quantidade enorme de calor produzida no interior do motor, para evitar que esta temperatura prejudique o funcionamento do mesmo o equipamento possui um sistema chamado de arrefecimento por onde a água circula retirando o excesso de calor, por isso é preciso verificar o nível do líquido armazenado no radiador, e caso esteja abaixo do recomendado então deve ser completado.

3. Limpeza do filtro e/ou pré-filtro de combustível
Acima o copo sedimentador e abaixo o mesmo ao lado do filtro de combustível.
Abaixo o filtro de combustível na cor branca.

Para a geração de energia é preciso uma combinação de óleo diesel com ar, por isso é preciso que o combustível líquido que entra na câmara de combustão esteja sempre limpo, e para que ocorra o mesmo passa por filtros e/ou pré-filtros (também chamados de copo sedimentador) onde a sujeira e eventualmente o ar acumulados ficam depositados, por isso é preciso que se faça a eliminação dos sedimentos através de um bujão ou válvula localizado na parte inferior das peças.

4. Verificação das luzes do painel


Antes de ligar o motor deve se acender as luzes do painel de instrumentos e verificar se algum indicador esta acesso, com exceção dos que representam o óleo, a bateria e freio de estacionamento – que devem apagar no momento que o motor for ligado e que o trator for posto em movimento. Caso algum deles de cor vermelha permaneça acesso é preciso fazer a verificação do problema.

Essas seriam observações consideradas vitais para o bom trabalho com o trator, mas outras ações rápidas devem ser feitas como: verificar a calibragem dos pneus e o estado físico geral da máquina. Estas atividades indicadas são simples de serem realizadas duram no máximo uns cinco minutos para fazer – dez a quinze minutos se tiver que realizar alguma intervenção -, e dessa maneira podem fazer com que o custo da máquina permaneça pequeno evitando danos maiores que paralisariam o seu funcionamento por um tempo maior.

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