Outras marcas de trator no Brasil

Na primeira parte do Especial Marcas de Tratores no Brasil apresentei as principais que dominam o mercado nacional, agora vamos as outras que disputam a preferência do produtor, acompanhem.

O Brasil é um país onde a agricultura ainda se mantém como carro chefe do PIB, isso pode ser constatado quando se observa os dados do produto interno bruto de 2017, que sozinho foi responsável pela maior parte do crescimento.

Diante disso varias marcas de tratores tem procurado obter uma fatia das vendas do principal equipamento comercializado na área de mecanização, estou falando dele mesmo - o trator -, por isso a seguir apresento mais algumas empresas que tem ofertado opções para o nosso mercado, vejamos:

Yanmar Agritech
Atualmente denominada Agritech Lavrale pertencente ao grupo Stédile, esta no mercado há pelo menos 59 anos. Produz micro-tratores de dois pneus da linha TC com potência variando de 11 a 14 cv, e convencionais de quatro pneus com potência oscilando entre 20 e 85 cv. Atua em todo o Brasil com a série TC e no Sul e Sudoeste com os modelos convencionais.


Stara
Empresa nacional fundada em 1960 com o foco na produção de implementos agrícolas como cultivadores e grades, com o tempo ampliaram a ofertas de equipamentos agrícolas com a comercialização e fabricação de subsoladores, plantadeiras, distribuidores de insumos, pulverizadores e outros.


Atualmente a companhia ampliou a sua presença no mundo com fabrica ou representação em 35 países. Em 2013 iniciou a produção de tratores com o modelo ST MAX 105 de chassi rígido, tração dianteira auxiliar e motor 4 cilindros de 4,4 litros com 105 cv, posteriormente a linha foi amplicada com o ST MAX 180 que oferece um motor seis cilindros de 6,0 litros capaz de gerar 180 cv de potência.

Budny
É uma empresa Catarinense fundada em 1990 no estado de Santa Catarina com sede na cidade de Içara, atua principalmente na região Sul do país. Suas especialidades são divididas em três segmentos: Implementos Agrícolas, fumageiro e tratores, nesse último produz micro-tratores de dois pneus com potência de 14 cv, micro-tratores de quatro pneus com potência de 28 cv e tratores convencionais com potencia de 50 a 105 cv plataforma aberta.


BR Jinma
Marca chinesa comercializada no Brasil pela BR Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda do Rio Grande do Sul, os tratores são fabricados no país asiático e aqui no Brasil são montados no regime CKD. São disponibilizados os micro-tratores de dois pneus com potência de até 14 cv e os de quatro pneus com potência de 25 e 45 cv com plataforma aberta.


Green Horse
Marca de tratores comercializados pela Metade Sul Ltda do Rio Grande do Sul, atualmente importa tratores da divisão Mahindra Yueda (antiga Jiangsu Yueda) localizada na China. Seu portfolio é composto por micro-tratores de dois pneus com potência de até 14 cv e modelos com quatro pneus com potência de 20 e 45 cv. A empresa foi mais uma que aproveitou o bom momento da liberação de credito para compra de máquinas pelos pequenos produtores no início dessa década para tentar lucrar com equipamentos baratos.


Tramontini
É uma empresa nacional com sede em Venâncio Aires no Rio Grande do Sul, iniciou as suas operações enquanto fabricante em 1984 com um pequeno caminhão, posteriormente expandiu a sua atuação para a construção de micro-tratores de dois pneus (também chamados de motocultivadores) com potência de 12 e 15 cv. A partir de 2007 passou a produzir tratores com potência variando de 32 a 80 cv. Atualmente fabrica motores estacionários, motobombas, geradores, microtratores e outros produtos.


Landini
É uma marca italiana pertencente ao grupo Argo Tractors S. p. A., atua no mercado de tratores à mais de 130 anos com presença em pelo menos 120 países. Sua gama de máquinas tratorias começa com modelos de 22 cv até 320 cv de potência, no Brasil esta presente desde 2005 com fabrica em Contagem-MG onde produz tratores com potência de 100 a 200 cv, contando ainda com as opções de 35 a 90 cv e de 210 a 235 cv importados.


Transformax
Empresa nacional com sede em Peabiru-PR dos irmãos Pedro e Norivaldo Forastiere. Produz, desde 2010, sob encomenda o trator Transformax, o modelo é montado em cima de um chassi de qualquer trator, e inclui em sua fabricação peças de caminhão para os eixos dianteiros com o acréscimo de pneus de maior diâmetro, a cabine é deslocada para frente junto com as alavancas de marcha, os pedais, volante e painel.


O trator pode ser configurado para trabalhar com pulverizadores, distribuidores de insumos ou então carreta.

Como puderam perceber ao longo do post a quantidade de marcas existentes no país vai bem além daquelas conhecidas, mas ao contrário das primeiras (confira aqui) essas são de penetração menor no território nacional.

Confira aqui a primeira parte do Especial Marcas de Tratores no Brasil. 

* Imagens retiradas da internet.

Comentários

  1. Eu pude notar um grande desfile de tecnologia.
    De parabéns os frabicantes, de parabéns os agricultores Brasileiros.

    ResponderExcluir
  2. Sou um grande leitor do seu blog e hoje quero partilhar a minha experiência de vida com um credor que me ajudou durante todo o período da pandemia Covid-19, quando tudo estava a desmoronar-se para mim e para o meu negócio, mas quando escrevo o Sr. Pedro , endereço de e-mail de um agente de crédito: pedroloanss@gmail.com, ele aconselha sobre o programa de empréstimo atual que está disponível para alguém como eu na minha situação, por isso prossigo, após 3 dias do processo recebi o meu empréstimo no o meu banco e hoje o meu o negócio está a correr bem e o pagamento do empréstimo é a 5 anos com uma taxa de 2% e o valor do empréstimo que recebi é de 83.000. Euro. O Sr. Pedro pode ajudar com qualquer tipo de empréstimo ou empréstimo para investimento a uma taxa muito baixa e com um reembolso flexível. Contacto WhatsApp: +393510140339

    Obrigada mais uma vez, deixas tudo lindo no teu blog.

    Adriana Rob

    Leitura da Grécia.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que existem tantos fabricantes de tratores no Brasil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário